Como é a minha aula

Este é um exemplo de aula. Considere o conteúdo, que pode ser trabalhado tanto em história e geografia, da desintegração da Iugoslávia nos anos 90 e que eu tenha um datashow com internet à minha disposição.

1. Parte expositiva.

Com o Google Maps e o Google Imagens localizo a região no globo terrestre e explico brevemente fatores culturais, religiosos e étnicos.

Uso o mapa político para apontar a divisão região e de países ao início do conflito e o mapa demográfico para mostrar a diferença e as ambições de cada Estado. Os dois mapas são facilmente encontráveis na internet. 
Clique nas imagens para ver a versão ampliada.

2. Vídeo com relatos, reforço da imagem

Agora o aluno, já familiarizado com o tema está pronto para assistir a este vídeo em que jornalistas que cobriram in loco  o conflito contam o que viram. Com edição profissional (Globo) a qualidade e o ritmo são bons e prendem a atenção.


3. Debate, exercícios

Cada classe tem seu estilo. Em algumas, esta seria a hora ideal dos alunos falarem. Debates, perguntas enriquecem a aula.

Caso a classe ainda não tenha a maturidade ou ainda não esteja preparada, é a hora de fazer exercícios que podem ser fechados ( responder perguntas) ou abertos (dissertação).

4. Reforço em casa

Costumo manter algum canal de comunicação virtual com os alunos. Seja um grupo no Facebook, uma lista de e-mails. Algo onde eu poste os materiais usados na aula para que o aluno torne a consultar quando quiser estudar, mas também fazer perguntas e dar sugestões. 

Abaixo coloquei um print mostrando um exemplo de como faço isso. Os resultados são bons e tenho tido feedback de modo a encontrar a estratégia mais adequada para cada sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário